Relembre alguns jogos clássicos que marcaram a geração do PlayStation 2
Sua combinação
TOTAL:
R$ 0.00
Mariana Castro

Mariana Castro

Relembre alguns jogos clássicos que marcaram a geração do PlayStation 2

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Você gosta de videogames? Se você é apaixonado pelo universo dos games ou um consumidor casual, sem dúvidas você conhece o Playstation 2. Afinal, o PS2, como é chamado, além de marcar sua geração, foi o console mais vendido de todos os tempos, com mais de 155 milhões de unidades adquiridas. A popularidade fez com que a produção de jogos compatíveis para ele se mantivesse crescente, mesmo após o surgimento de seu sucessor, o Playstation 3.

Atualmente, o foco do mercado gamer são os jogos online multiplayer, onde os consoles deixaram de ser os únicos dispositivos possíveis para embarcar em uma campanha. Porém, nem por isso podemos nos esquecer dos clássicos! Afinal, eles são parte da história, estabelecendo as bases para tudo o que conhecemos agora.

A Claro tem na tecnologia um de seus principais valores, oferecendo para os seus clientes uma conexão estável, rápida e de qualidade. Ou seja, todas as condições necessárias para o sucesso de uma partida online. Sendo assim, não é estranho que a operadora tenha uma forte presença no mercado gamer, principalmente, com o serviço Claro Gaming.

Pensando nisso, a Claro preparou uma seleção com grandes clássicos do Playstation 2. Afinal, hoje é possível emulá-los por meio de softwares e uma boa internet, tendo, simultaneamente, o melhor da tecnologia e da nostalgia na ponta dos seus dedos. Confira!

Navegue pelos tópicos:

Playstation 2
Playstation 2

O sucesso do Playstation 2

Mesmo após mais de 20 anos de seu lançamento, o Playstation 2 ainda é um dos consoles mais populares do Brasil. O PS2 é o terceiro lugar da lista, atrás apenas do Xbox 360 e do seu sucessor, o Playstation 3. É o que indica a pesquisa Game Brasil, feita em 2019.

A causa dessa popularidade no país é a baixa disponibilidade e o valor elevado dos dispositivos mais novos. É o que afirma Guilherme Camargo, CEO da Sioux Group, empresa responsável pela pesquisa. “Um fato consistente que aparece em todas as pesquisas é que o Brasil tem um atraso na consolidação da última geração de videogames – por questões de preço e disponibilidade”, conta ele em entrevista ao The Enemy.

Entretanto, independentemente do motivo, é fato que o PS2 marcou toda uma geração de jogadores. Seja por seu extenso catálogo de jogos (são mais de 4000 títulos oficiais) ou, então, pelas novas funcionalidades que o console trouxe para o mercado. Retrocompatibilidade, leitura de DVD´s, acessórios e a possibilidade de jogar online por meio de um modem, foram algumas das novidades trazidas com a sua criação.

O Playstation 2 parou de ser fabricado no início de 2013. Seu último jogo compatível, Pro Evolution Soccer 2014, foi lançado dia 8 de novembro do mesmo ano, uma semana antes do lançamento do Playstation 4.

A Playstation

A Playstation é parte da gigante japonesa Sony Group Corporation, multinacional fundada em 1946. A PS, como também é conhecida, é o braço da empresa no ramo dos videogames.

O que muitas pessoas não sabem, é que essa trajetória de sucesso começou em um fracasso. A Sony e a Nintendo, atualmente rivais, trabalharam juntas em diversos projetos durante a década de 80 e o início dos anos 90. Entre eles, estava o desenvolvimento de um CD-ROM para o Super Nintendo.

Resumidamente, as duas empresas não entraram em um consenso: a Nintendo ficou incomodada com a porcentagem que a Sony receberia na venda dos jogos. Dessa forma, a Big N acabou fechando o acordo com a Philips. A Sony, por sua vez, investiu na criação de seu próprio console.

No dia 3 de dezembro de 1994, no Japão, era lançado o PSOne, o início do legado da empresa no setor. Desde então, a Playstation marcou seu nome na história dos consoles, dividindo a liderança da indústria com a Xbox, da Microsoft.

Os clássicos do PS2

É inegável o papel que os jogos tiveram para o estabelecimento do PS2 como console. Afinal, foi a partir dele que diversas franquias que até hoje figuram entre os carros-chefe da marca foram desenvolvidas. Vamos relembrar alguns desses games?

GTA: San Andreas (2004)

Ao contrário do que podem pensar, o San Andreas não foi o primeiro GTA lançado. O primeiro da série, chamado apenas de Grand Theft Auto, foi lançado em 1997, desenvolvido pela DMA Design (futuramente conhecida como Rockstar Games). Porém, se estamos falando dos jogos mais relevantes para o console, o San Andreas, o quinto da saga, passa na frente.

No game, você controla CJ, Carl Johnson, morador de Groove Street, explorando o violento cenário do estado fictício de San Andreas, nos Estados Unidos.

GTA: San Andreas é o jogo mais vendido do Playstation 2 e um dos maiores da história, tendo alcançado 27,5 milhões de cópias comercializadas.

Bully (2006)

Em seguida, temos mais um game desenvolvido pela Rockstar Games. Mesmo tendo recebido críticas positivas da crítica especializada, Bully foi alvo de diversas polêmicas devido ao conteúdo violento representado pelas crianças do colégio fictício Bullworth Academy. Como resultado, o game foi banido do Brasil em 2008, sendo readmitido para comercialização apenas 8 anos depois, em 2016.

God of War (2005)

Definitivamente, GoW é hoje um dos principais títulos exclusivos do Playstation. A saga, com 8 jogos lançados, atualmente, produz seu nono título, Ragnarok, e já bateu o marco de mais de 51 milhões de unidades vendidas. Na trama acompanhamos Kratos, o fantasma de Esparta, e sua trajetória de vingança, reparação, arrependimento e violência contra os deuses de diversas mitologias. Foi no Playstation 2 que a trama se iniciou, impressionando pela riqueza de detalhes e pela jogabilidade.

Tony Hawk (1999)

A série conta com uma lista extensa de títulos: ao longo de seus 22 anos, já foram lançados 17 jogos. O primeiro, lançado em 1999 para o Playstation 2, impressionou o público não só pelos gráficos, mas também pela jogabilidade, diferente de tudo feito até então. A trilha sonora dos games da série são um ponto de destaque até hoje, com músicas indo do Ska até o Punk Rock e o Emocore.

Shadow of the Colossus (2005)

Mais um clássico do PS2, Shadow of the Colossus impressiona até hoje!

Na campanha, resumidamente, acompanhamos o protagonista Wander em seu objetivo de trazer a garota Mono de volta à vida. Contando com um enredo bem desenvolvido, gráficos minimalistas e uma jogabilidade envolvente, o jogo foi aclamado e alçado ao patamar de “jogo-arte”. Por isso, é presença garantida nas listas de melhores jogos de todos os tempos.

Black (2006)

Com gráficos comparados aos jogos de sétima geração, Black é um FPS, ou seja, um First Person Shooter, jogo de tiro em primeira pessoa. O game impressionou na época por sua qualidade de recursos de áudio, além de uma produção gráfica detalhada, se tornando, assim, um dos grandes sucessos do console.

Need for Speed (1994)

Mais uma franquia de sucesso, foi em 1994 que o primeiro título foi lançado em parceria com a revista automotiva Road & Track, que, inclusive, batizou o game. Em Road & Track Presents: The Need for Speed, o realismo da experiência é valorizado, marcando desde o áudio até o visual dos carros.

Aqui, elementos característicos da série começaram a ser definidos, como o uso de veículos de marcas renomadas, pistas abertas e perseguições policiais, por exemplo. Need for Speed é, até hoje, referência para jogos de simulação de corrida.

Devil May Cry (2001)

Produzido pela Capcom, a história do game segue Dante, um caçador de demônios em busca de vingança. Além da modalidade de combate, o game ainda explora outros gêneros, como plataforma e puzzle, por exemplo.

O jogo foi muito bem em vendas, contribuindo para consolidar o Playstation 2 como console. Além disso, Devil May Cry definiu um forte legado que influenciaria muitos jogos futuramente, como God of War, Darksiders e Bayonetta.

Winning Eleven (1996)

Por fim, encerramos a lista com mais um sucesso de vendas, com mais de 111 milhões de cópias comercializadas mundialmente. Winning Eleven, anteriormente conhecido como Pro Evolution Soccer, PES, passou a se chamar eFootball, e é um jogo de simulação de futebol produzido pela Konami.

Na época, o jogo encantou público e crítica por seus gráficos e sua jogabilidade, avançados para as produções até então. Até hoje, rivaliza com a franquia FIFA pelo título de melhor jogo simulador de futebol.

Claro Gaming: o que é?

Pensando justamente na performance durante os jogos, a Claro trouxe seu serviço Claro Gaming. Mas, afinal, o que é essa nova plataforma?

A Claro Gaming é uma rede de jogos online contratada mensalmente. Com ela, os clientes conseguem usufruir de uma conexão ainda mais estável e veloz, tanto em rede móvel quanto em rede fixa. Ou seja, ela possibilita as condições necessárias para que sua partida rode de forma fluída, otimizando sua experiência de jogo.

Além disso, com a assinatura, você tem acesso a condições exclusivas e a conteúdos especialmente pensados para o público gamer, como cobertura de torneios, eventos e programas.

Gosta de games? Lembrou com nostalgia de alguns dos títulos da lista? Não perca a oportunidade de conhecer melhor nossos pacotes e se tornar um cliente Claro. Estaremos aqui para te apoiar durante todas as suas vitórias nas partidas. Entre em contato!

Mais pra você

Jovem feliz com seu novo smartphone

Como a telefonia mudou ao longo dos anos

Um dos setores mais importantes da nossa sociedade é o das telecomunicações. Ele está atrelado com todo o desenvolvimento da comunicação humana,