Por que a velocidade da internet muda dependendo da região?
Sua combinação
TOTAL:
R$ 0.00
Karol Senarese

Karol Senarese

Por que a velocidade da internet muda dependendo da região?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Quando o assunto é velocidade da internet, muitas pessoas possuem a queixa de não ter uma alternativa vantajosa em sua região. Inclusive, algumas comentam sobre como outras áreas do país apresentam planos de internet com conexão ultrarrápida, por vezes, vindas de operadoras que também atuam no local onde vivem.

Isso gera uma questão muito pertinente: por que a velocidade de uma conexão de internet pode mudar de uma região para outra, mesmo tendo a mesma operadora oferecendo o serviço? Para tirar essa dúvida de uma vez por todas, nós, da Claro, preparamos esse conteúdo explicativo. Confira!

A velocidade de internet por todo Brasil
A velocidade de internet por todo Brasil

Afinal, por que a velocidade da internet pode ser diferente dependendo da região?

Não é incomum recebermos perguntas que estão relacionadas com as questões citadas acima. Afinal, parece muito ilógico que a mesma operadora consiga oferecer conexão com alta velocidade em uma região e baixa em outra. Se o trabalho é o mesmo, não faz sentido que a velocidade da internet mude de maneira muito significativa.

Até certo ponto, isso está correto. A operadora possui a mesma capacidade interna para atender diferentes regiões, com profissionais treinados e disponibilização do serviço de maneira equilibrada e igualitária.

No entanto, a região, em si, pode apresentar características que dificultam a chegada de uma internet mais veloz. Essas características podem ser desde a qualidade da infraestrutura da rede, até barreiras geográficas, como difícil acesso para cabeamento, por exemplo.

Em um país do tamanho do Brasil, cada região possui detalhes específicos e, por isso, a recepção do sinal de internet também muda, mesmo vindo da mesma empresa.

Os principais motivos que influenciam a velocidade da internet são:

Tipo de conexão disponível

Não são todas as regiões que recebem conexões ultrarrápidas. Quanto mais difícil for o acesso por terra aos municípios, menor é a probabilidade de o lugar possuir uma internet estável e com boa velocidade.

É por isso que regiões mais remotas, em áreas montanhosas, ribeirinhas ou muito inseridas em florestas, costumam receber sinal de internet via satélite. Esse tipo de conexão, apesar de viável, não pode ser comparado com o sinal vindo de conexões por cabo e fibra, que são muito mais rápidas.

Planejamento de rede

Outro fator que influencia na velocidade da internet, é o modo como a rede foi planejada inicialmente. Se ela foi pensada para atender uma grande quantidade de usuários, como a da Claro, certamente vai conseguir sustentar uma conexão mais rápida. Mas, se foi pensada para menos pessoas acessando ao mesmo tempo, esse sinal ficará mais fraco e instável.

É por isso que, ao abrir novas regiões, as operadoras já realizam instalações robustas, como é o nosso caso. A Claro trabalha no intuito de que, se aquela nova localidade atendida supere as suas expectativas de conexão, as nossas redes já estarão prontas para receber mais visitantes.

Infraestrutura de rede

A infraestrutura da rede também é um ponto a se considerar, quando pensamos na velocidade da internet. Nesse caso, estamos falando de como o sinal de internet é levado até as regiões. Por exemplo, as áreas que recebem internet por fibra ótica, certamente vão dizer que a sua conexão é mais rápida do que os que recebem internet via rádio.

Isso porque, a estrutura da fibra, que a Claro também fornece, permite que o sinal seja entregue de maneira mais estável e veloz. Consequentemente, a experiência de uso se torna mais positiva. Porém, como destacado anteriormente, nem sempre é possível levar o mesmo recurso à diferentes lugares.

Distância do ponto base

Por fim, para completar os motivos que influenciam na velocidade da internet, temos a distância do ponto base, que é de onde a internet é distribuída, até o local onde ela será, efetivamente, recebida e usada. Para entender melhor: da distribuidora até a sua casa ou empresa.

Quanto mais maior for essa distância, mais lenta se torna a conexão. Isso porque, há uma demora para a entrega do sinal. Mas, vale destacar que algumas estruturas de rede não se afetam significativamente pela distância entre os pontos, como a fibra óptica, por exemplo.

Velocidade da internet: ranking dos estados

Há uma disparidade considerável em relação à velocidade da internet nos estados brasileiros. E, sem nenhuma surpresa, os lugares onde há mais incidência de pessoas recebem conexões mais rápidas e estáveis, com maior presença de infraestrutura de qualidade.

O ranking com as melhores velocidades dos estados contempla:

  • Piauí: 88,4 Mbps;
  • Amapá: 70,88 Mbps;
  • Goiás: 69,3 Mbps;
  • Distrito Federal: 69,01 Mbps;
  • Mato Grosso: 68,89 Mbps;
  • Minas Gerais: 65,78 Mbps;
  • São Paulo: 65,73 Mbps;
  • Rio de Janeiro: 65,4 Mbps;
  • Rio Grande do Sul: 63,44 Mbps;
  • Santa Catarina: 61,68 Mbps;
  • Ceará: 61,31 Mbps;
  • Maranhão: 56,34 Mbps;
  • Paraná: 55,36 Mbps;
  • Rondônia: 52,82 Mbps;
  • Paraíba: 51,86 Mbps;
  • Rio Grande do Norte: 51,61 Mbps;
  • Tocantins: 50,82 Mbps;
  • Mato Grosso do Sul: 50,73 Mbps;
  • Espírito Santo: 50,53 Mbps;
  • Pernambuco: 45,46 Mbps;
  • Amazonas: 45,23 Mbps;
  • Pará: 45,21 Mbps;
  • Acre: 43,3 Mbps;
  • Roraima: 42,05 Mbps;
  • Bahia: 34,97 Mbps;
  • Alagoas: 34,76 Mbps;
  • Sergipe: 29,06 Mbps.

Em média, qual região apresenta a melhor velocidade da internet?

Ao avaliar o ranking dos estados com a melhor velocidade da internet, a equipe de especialistas da Claro chegou à conclusão de que a região Centro-Oeste é dominada pelas conexões mais rápidas do Brasil. Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso aparecem logo nas primeiras posições dos estados com melhor índice de velocidade. Mesmo o estado que falta, o Mato Grosso do Sul, também figura com uma ótima posição. E, em todos eles você pode encontrar o atendimento da Claro.

Alguns fatores podem justificar esse resultado tão positivo, tais como:

  • A geografia da região, com menos montanhas;
  • Um número razoável de usuários ocupando a banda;
  • Recursos suficientes para instalação de uma infraestrutura de fibra ótica.

Após a região Centro-Oeste, temos, respectivamente, a região Sudeste, Sul e Nordeste nas próximas posições. A região Norte é a que possui menos velocidade entre todas.

Como as operadoras influenciam na velocidade da internet?

Algo que vale a pena ser destacado, é que as operadoras também possuem importância no que diz respeito à variação da velocidade da internet de região para região. Mas, isso não está relacionado com falta de empenho ou preferência por um lugar em detrimento de outro.

A questão é que os investimentos para o desenvolvimento de uma infraestrutura de rede robusta, que apresente bons resultados, nem sempre é possível de ser conquistado. Afinal, algumas regiões do Brasil são difíceis de serem acessadas e, para levar uma rede de fibra, por exemplo, a esses lugares, os custos seriam altos a ponto de se tornarem pouco vantajosos.

Nesse caso, as operadoras acabam por adiar esses investimentos. A consequência é a disparidade da rapidez de conexão entre os estados. Mas, nós, da Claro, temos sido pioneiros em investir em áreas de difícil acesso.

O que pode ser feito para melhorar a velocidade da internet

A velocidade da internet é influenciada por fatores que, na grande maioria das vezes, não tem a menor interferência dos usuários diretamente. No entanto, existem algumas práticas que eles podem seguir e que melhoram a conexão de internet. Inclusive, podem torná-la mais rápida. Nós, da Claro, mostraremos a você essas práticas, para ajudá-lo:

  • Aproxime o seu dispositivo (notebook, computador, smartphone, TV ou tablet) do ponto de conexão;
  • Dê preferência ao uso da internet por cabo, ao invés do Wi-Fi;
  • Reinicie o roteador e o modem sempre que possível, preferencialmente uma vez na semana;
  • Remova programas que usam internet em segundo plano;
  • Procure por opções de planos com mais velocidade na sua operadora.

Essas são algumas ações que podem ajudá-lo a ter uma experiência mais positiva em relação à velocidade da internet em sua casa.

Após essas explicações, podemos afirmar que a Claro tem saída na frente, sempre buscando fornecer internet a todos os brasileiros. Por isso, somos a melhor opção para quem busca telefonia de qualidade, sinal de internet que não cai e com alta cobertura, entretenimento com TV por assinatura e banda larga, e planos de telefonia fixa. Fazemos de tudo para fornecer sempre o melhor aos nossos clientes.

Mais pra você

Jovem feliz com seu novo smartphone

Como a telefonia mudou ao longo dos anos

Um dos setores mais importantes da nossa sociedade é o das telecomunicações. Ele está atrelado com todo o desenvolvimento da comunicação humana,