Renan Biazon

O que você pode esperar com a expansão do 5G

Atualmente, você provavelmente já ouviu falar do 5G. A quinta geração de redes móveis está cada vez mais perto de chegar, sendo amplamente utilizada no Brasil. Nós, da Claro, além de sermos pioneiros para trazer essa tecnologia ao país, buscamos sempre te informar da melhor forma sobre o 5G, como já fizemos anteriormente.

Portanto, nos acompanhe em mais uma postagem, dessa vez, exploraremos o que pode ser esperado da expansão do 5G, após a sua chegada. De que maneira a quinta geração de redes móveis poderá mudar a sua vida, assim que começar a ser amplamente utilizada pelo país.

Sem mais delongas, vá direto ao ponto:

A chegada do 5G no Brasil
A chegada do 5G no Brasil

Mudança total nas conexões

A primeira mudança é a que muito provavelmente mais vai nos afetar. A nova tecnologia promete revolucionar totalmente a maneira como nos conectamos, de forma geral.

Maior velocidade

De início, ao utilizar o 5G, todos iremos perceber que a rede é muito mais veloz do que a atualmente mais comum, o 4G. A expectativa é de que as conexões sejam até 30 vezes mais velozes. Downloads e uploads deverão ser feitos em muito menos tempo do que são atualmente. Todas as atividades que exigem conexão em tempo real devem se tornar mais dinâmicas.

As redes 5G devem oferecer conexões móveis tão rápidas quanto as do Wi-Fi da sua casa, por exemplo. Ao contrário do que acontece muitas vezes, pouco deveremos sentir a diferença entre usar a internet no celular em casa ou em qualquer lugar, com o 5G.

Maior cobertura

Outro ponto importante que muito nos afetará é o aumento considerável na cobertura das redes 5G. Isso porque a nova tecnologia também terá um alcance muito maior. Pode ser que você já tenha passado pela situação de ir a um local mais remoto e ter falhas, ou problemas de se conectar com o 4G. Com a nova geração de conexões móveis, isso deve mudar e se tornar cada vez mais raro.

Maior estabilidade

De certa forma esse tópico se relaciona com os anteriores, afinal, a internet mais rápida e com maior abrangência está baseada em um sinal mais estável. As redes 5G irão proporcionar conexões mais regulares, graças aos avanços existentes em toda a tecnologia. Pode ser que você já tenha enfrentado instabilidades em suas redes móveis, mesmo em lugares que não sejam isolados. Saiba que isso também será cada vez mais raro com o 5G.

Exemplos práticos

Para concluir, vamos citar alguns exemplos de como as 3 principais mudanças citadas irão nos afetar na prática. Veja algumas das ações que serão possíveis com o 5G:

  • Baixar filmes, séries, vídeos e músicas em qualquer lugar, sem nenhum problema;
  • Realizar chamadas via internet, incluindo videoconferências, em qualquer lugar a qualquer momento;
  • Utilizar o GPS para navegar em locais totalmente novos, mesmo que isolados dos grandes centros;
  • Jogar jogos mobile online onde quer que esteja, sem problemas de conexão;
  • Realizar transmissões ao vivo, ou assisti-las de qualquer lugar. As chamadas “livestreams” demandam uma internet veloz e estável;
  • Streaming em altíssima qualidade, com resoluções de 4K e futuramente até 8K;
  • Ampliação da aplicação de conceitos como realidade virtual e realidade aumenta, com conexões online;
  • Cloud Gaming: trata-se da execução de jogos via streaming. Computadores menos potentes poderão rodar os jogos mais modernos através de conexões com máquinas poderosas.

Internet das Coisas

Outro tópico de extrema importância, outrora já comentado por aqui, é a possibilidade da aplicação ampla do conceito de Internet das Coisas. A também chamada “IoT” prevê a interconexão de dispositivos eletrônicos através da internet. Esses dispositivos, por sua vez, pretendem utilizar de conceitos como a inteligência artificial para revolucionar as nossas vidas.

A ideia é promover cada vez mais a automatização de tudo o que for possível. Com a expansão do 5G, especialistas preveem cidades inteiras conectadas e controladas via internet.

Atualmente, já temos o conceito aplicado de forma branda, quando pensamos em televisores, lâmpadas e relógios smart, por exemplo. No futuro, a IoT pretende permitir:

  • Cirurgias robóticas realizadas de maneira remota;
  • Aeronaves e carros 100% autônomos;
  • Indústrias, das mais variadas, totalmente robotizadas.

Todos esses tópicos se desenvolvem em amplos conceitos e maneiras variadas de aplicação. Os mais variados setores da nossa sociedade provavelmente serão afetados, uma vez que o 5G crescer e ampliar a utilização da Internet das Coisas.

Planos Claro

Agora que você já sabe o que pode esperar da expansão do 5G, saiba que a Claro é a sua melhor aliada para estar preparado para a chegada da tecnologia. Nós somos a operadora que iniciou a comercialização das gerações anteriores de redes móveis no Brasil. Estávamos presentes, como pioneiros, nas chegadas do 3G e do 4G. Além disso, sempre fomos referência em oferecer o que há de melhor nessas conexões, com o maior aproveitamento das tecnologias.

Esse cenário deve se repetir com a quinta geração das redes móveis. Nós já temos a primeira rede comercial de 5G DSS, que é uma rede precursora do 5G real, com diversas melhorias já aplicadas. A Claro está fazendo o novo, de novo, preparando todas as estruturas para a chegada da nova tecnologia. Assim que a aplicação for possível, e se iniciar no Brasil, é conosco que você conseguirá o melhor acesso.

Em conclusão, ressaltamos ainda que já é possível experenciar as aplicações do 5G em algumas das instalações físicas da Claro. Para nós, o futuro é agora.

Caso você ainda não seja um cliente Claro, entre em contato para conhecer nossos mais diversos planos. Oferecemos telefonia, TV, internet para a sua casa e redes móveis da melhor qualidade do mercado. Aliando-se a Claro você se prepara para o futuro mais tecnológico, com a melhor operadora do Brasil.