Kezia Nascimento

O que significa IOT?

Conseguir acompanhar, de fato, tudo o que rola no mundo da tecnologia, não é lá das tarefas mais fáceis, não é mesmo? Afinal, todos os dias somos inundados com novos hardwares, softwares e novidades que prometem tornar nossa rotina mais otimizada e simples.

Você sabe o que quer dizer a sigla IOT? Não? Então você chegou no lugar certo! Nós da Claro preparamos esse artigo para te explicar, de uma vez por todas, o que significa IOT. Com o mundo digital sempre avançando de forma cada vez mais rápida, confusões com novas siglas, ferramentas e novidades são comuns. Mas, calma! Você não precisa se preocupar! Ao final da leitura, você, sem dúvidas, saberá os detalhes sobre esse conceito que vem ganhando o universo tecnológico. Vem com a gente! 

Vá direto ao ponto: 

IOT: o que o futuro da conexão promete?
IOT: o que o futuro da conexão promete?

O significado de IOT 

IoT é uma sigla para “Internet of Things”, ou seja, em tradução: Internet das Coisas. Se trata de um conceito que está cada vez mais popular, presente em notícias, cursos, e, até mesmo, em nossos eletrodomésticos.  

Através da popularização e do barateamento da internet de banda larga nas últimas décadas, surgiu a possibilidade de criação de dispositivos com diversos recursos de conexão Wi-Fi. Esse fato também possibilitou que recursos como sensores fossem incorporados aos aparelhos. O que, aliado à redução dos custos e a massiva utilização de smartphones, por exemplo, criou o cenário perfeito para o surgimento de recursos IoT.

Qual é o principal conceito da IoT?

A função da IoT, resumidamente, é possibilitar a conexão de qualquer dispositivo à internet, e/ou entre si. Sim, nós dissemos qualquer dispositivo! Ou seja, você não encontrará conexão apenas no seu smartphone, mas também, na sua cafeteira, máquina de lavar e fones de ouvido. Além disso, a tecnologia também estará presente em outros setores, em máquinas, motores de carros e aviões, brocas de petróleo e lâmpadas, por exemplo.  

A IoT, portanto, é uma grande rede de conexão, resultando em um relacionamento mais otimizado e simplificado entre pessoas-pessoas, pessoas-coisas e coisas-coisas. Surpreendente? Não, isso não é sinopse de um filme de ficção científica! 

Os impactos da IoT 

Assim como tudo que acontece no mundo da tecnologia, a IoT também traz impactos significativos na sociedade e na forma como vivemos e nos conectamos. Isso porque quando algo está conectado à internet, se torna perfeitamente capaz de receber e enviar informações. E é essa capacidade de conexão que torna os objetos “inteligentes”. Você já ouviu essa expressão?

Bom, nesse caso, para ser considerado inteligente, não é necessário que algo possua grande capacidade de armazenamento ou um processador potente, por exemplo. É importante apenas que seja capaz de se conectar a outros dispositivos que também possuam essa função.  

Então, em resumo, se tratando de IoT, as coisas começam a adquirir a capacidade de: 

  • Enviar e coletar informações; 
  • Receber informações e agir de acordo com as informações que são recebidas. 

Benefícios da IoT 

É claro que a IoT também nos oferece benefícios! Isso se torna possível pois ela fornece não só às empresas, mas também às pessoas, uma melhor compreensão e controle sobre o ambiente em que estão inseridas. O que, por sua vez, resulta em uma maior eficiência nas tomadas de decisão em tempo real.

Além disso, o uso da IoT promete uma redução de desperdícios, custos desnecessários e inconvenientes. Ou seja, outro grande apelo dessa tecnologia é sua contribuição para um meio ambiente mais limpo, para o aumento da produtividade e para uma melhor qualidade de vida.  

Setores que podem se beneficiar com a IoT 

Para se beneficiar com a IoT, é preciso se adequar ao uso de dispositivos sensores nos processos do seu negócio. Pensando nisso, fizemos a seguinte tabela com os principais setores que podem utilizar tecnologia para melhorias. Confira: 

SETOR  BENEFÍCIOS COM A IOT 
Setor Público O setor público pode ser um dos mais beneficiados com a IoT. Isso porque essa tecnologia permite, por exemplo, que seus usuários sejam notificados sobre interrupções em pequena e grande escala nos serviços de água, energia e esgoto. Além de poder coletar, com mais facilidade, dados sobre determinados escopos.  
Assistência Médica Sim, a IoT pode ser uma grande aliada nos serviços médicos. Quer um exemplo de como isso pode acontecer? Quando as cadeiras de rodas de um determinado hospital são equipadas com a IoT, elas podem ser rastreadas através do monitoramento de ativos. Isso facilita a procura de qualquer pessoa que necessite de uma dessas cadeiras, localizando a mais próxima possível.  
Varejo A IoT possibilita que empresas de varejo lidem e gerenciem grandes estoques de maneira mais fácil. Além de possibilitar uma melhor experiência do cliente, otimizar a cadeia de suprimentos e reduzir custos operacionais.  

Planos Claro 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a IoT e os dispositivos inteligentes, chegou o momento de você também tomar uma decisão importante. Sobre o que estamos falando? Sobre os Planos Claro! 

Se você ainda não conhece, te convidamos a acessar nosso site oficial e conferir todos os planos e combos de tv, internet de fibra e internet móvel. Lembrando ainda que todos estão disponíveis para atender de forma completa todas as suas necessidades no mundo virtual. 

Ao entrar em nosso site, você poderá entrar em contato com um de nossos vendedores, que estão de prontidão para te atender e tirar todas as suas dúvidas. Assim, você poderá escolher o plano que melhor cabe na sua rotina, e, claro, no seu bolso! São diversas opções para você e sua família. 

Não vai perder essa oportunidade, não é? Entre agora mesmo em contato conosco e faça a sua escolha inteligente! Estamos ansiosos esperando por você!