O que são Cabos OPGW?
Sua combinação
TOTAL:
R$ 0.00
Renan Biazon

Renan Biazon

O que são Cabos OPGW?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Você já ouviu falar em cabo OPGW? A Claro preparou para você essa publicação, a fim de te apresentar melhor essa tecnologia, explicando do que se trata e quais as funções desse tipo de estrutura.

Antes de mais nada, saiba que os cabos OPGW estão entre os mais eficientes em termos de resistência, tal qual eficiência. Além disso, esses cabos possuem uma dupla função, que veremos melhor adiante.

Sem mais delongas, navegue pelos tópicos:

 Cabos OPGW
Cabos OPGW

O que é um cabo OPGW

Vamos iniciar com a definição do termo que, talvez você já desconfie, e trata-se de uma abreviação. OPGW é a sigla em inglês para “Optical Ground Wire”, em tradução, “fio de aterramento ótico”.

Mas, afinal, o que é um cabo de fio de aterramento ótico? Em suma, estamos falando de um cabo para-raios, com um núcleo composto de fibra ótica em sua estrutura.

A fibra ótica

Muito provavelmente, você já ouviu falar na tecnologia da fibra ótica. Atualmente, é a melhor e mais utilizada maneira de se transmitir dados de internet, presente em diversos dos planos da Claro. Caso você não saiba, a fibra ótica é uma das inovações tecnológicas que mais trouxe mudanças na forma com que utilizamos a internet. Isso porque as estruturas desse tipo aumentaram em até 100 vezes o potencial de velocidade das conexões. Ademais, com a tecnologia, a internet é muito mais estável e atinge locais mais remotos sem maiores dificuldades.

Portanto, com um núcleo composto por fibras óticas, os cabos OPGW irão ter os mesmos fundamentos em seu funcionamento, sendo uma excelente tecnologia.

Além disso, a estrutura dos cabos de fio de aterramento ótico é focado em ser extremamente resistente. Os cabos podem suportar as mais variadas adversidades e problemas climáticos, como ventos, chuvas e até mesmo neve. Ademais, é extremamente eficiente contra problemas como vandalismo e acidentes.

As duas funções do cabo OPGW

Apesar da semelhança de funcionamento com as estruturas unicamente compostas por fibra ótica, os cabos OPGW possuem suas particularidades, quando falamos em funções. Isso porque, a sua estrutura é mais complexa e os cabos possuem uma dupla função. Vejamos melhor adiante.

Primeira função: para-raios

Como já dito anteriormente, um cabo OPGW funciona como “para-raios”. Isso significa que a sua estrutura protege contra descargas elétricas atmosféricas. Portanto, além da composição física extremamente resistente contra possíveis casos de vandalismo e acidentes os fios ainda são imunes a interferências causadas por eletricidade, de qualquer origem.

Sendo assim, em casos de chuvas fortes e tempestades, onde podemos ter diversos raios, que causam grandes descargas elétricas, os cabos estarão preparados. A fibra ótica já é uma tecnologia que por si só, previne interferências externas, incluindo atmosféricas.

Porém, os cabos OPGW são ainda mais eficientes, pois sua composição é mais complexa e resistente, sendo capaz de prevenir danos causados por grandes descargas elétricas.

Segunda função: transmissão de dados

A segunda função dos cabos também já foi citada anteriormente, e é a de transmissão de dados, sobretudo de internet. Aqui, as características serão bastante similares às transmissões feitas por fibra ótica, um dos tipos de conexão mais comuns. A transmissão de dados através dos cabos OPGW será feita com uma excelente velocidade e estabilidade, tal qual nos cabos de fibra ótica.

Em resumo, possuindo um núcleo composto por fibra ótica, um cabo OPGW pode atingir a velocidade de transmissão de sinais de até “Terabytes” por segundo (Tb/s). Ademais, ressaltamos ainda que os cabos são instalados juntamente com as linhas de transmissão de energia elétrica. Ou seja, a internet percorre o mesmo caminho que a eletricidade, para chegar até sua casa.

Mas, não se preocupe com grandes descargas elétricas, possíveis em uma rede de alta tensão. Afinal, como já dito algumas vezes, a estrutura dos cabos OPGW está preparada e não sofrerá com essas interferências.

Internet Claro

Nós, da Claro, ficamos felizes em sempre trazer as melhores informações e novidades nos mais diversos setores da tecnologia. Esperamos que tenha ficado claro o que é e como funcionam os cabos OPGW. Além de sempre buscar informar, somos a operadora que mais investe em tecnologia de ponta, para fornecer os melhores serviços a nossos clientes.

Um bom exemplo disso é que a grande maioria dos nossos planos, nas mais diversas regiões, possuem a forma de conexão mais eficiente, a fibra ótica. Além disso, a Claro busca sempre ser referência em bom atendimento, prezando pela satisfação dos nossos consumidores.

Portanto, se você deseja a internet mais rápida e estável do mercado, com o melhor atendimento ao cliente e ainda não é cliente Claro, não perca seu tempo. Entre em contato e conheça as nossa melhores ofertas, diversas devem estar presentes na sua região.

Mais pra você

Jovem feliz com seu novo smartphone

Como a telefonia mudou ao longo dos anos

Um dos setores mais importantes da nossa sociedade é o das telecomunicações. Ele está atrelado com todo o desenvolvimento da comunicação humana,