Emi Luara

O que é a tecnologia 4K?

Com os avanços tecnológicos, os modelos de televisão evoluíram muito. Atualmente, há opções inteligentes, de maior qualidade de imagem e som, com aparelhos integrados e design mais leve.

Sendo assim, a resolução também é parte das características que se transformaram e fazem grande diferença nos televisores. No início, a evolução foi das proporções baixas para o HD e, depois, então, para o Full HD. Já hoje em dia, atingimos resolução 4K.

Você sabe o que é, de fato, a tecnologia 4K? Quer entender suas principais características e se ela vale a pena? Então vem com a gente! Nós, da Claro, selecionamos as principais informações sobre a resolução.

Vá direto ao tópico de seu interesse:

Mulher assistindo televisão 4K
Entenda melhor o que é a tecnologia 4K e como aproveitá-la totalmente!

Resolução 4K

A tecnologia 4K também é conhecida por Ultra High Definition, ou seja, acaba apresentando uma qualidade de imagem muito maior que a Full HD. O conceito de resolução 4K chega a ser quatro vezes maior que as tradicionais. Por exemplo, seu padrão é de 3840 x 2160 pixels, enquanto a TV Full HD tem padrão 1920 x 1080 pixels, de acordo com a Associação de Consumidores de Eletrônicos.

Comercialização

Essa tecnologia tem grande foco no comércio para as telas de cinema. Assim, o objetivo é diminuir aos poucos o aspecto granulado, comum nas telas atuais, na visualização. Além disso, ela ainda deve possibilitar uma maior vivacidade nas cores, ressaltando os detalhes das imagens.

Vale lembrar que os filmes 3D serão muito beneficiados, já que a resolução 4K permite projeção semelhante ao 3D, entretanto, sem a necessidade de um óculos.

A tecnologia da imagem 4K

Um dos principais fatores a definir a qualidade de imagens transmitidas em um televisor, é a quantidade de pixels. Resumidamente, os pixels são os pontinhos emissores de luz responsáveis pela construção da imagem no display. Nesse sentido, a resolução trata-se da relação de pixels na horizontal e na vertical de uma tela.

Como dito acima, a resolução Full HD apresenta 1920 colunas por 1080 linhas de pixels, o que significa um total de 2.073.600 pixels. No caso da resolução 4K ou UHD, a relação é de 3840×2160, ou seja, 8.294.400 pontos no total.

Dessa forma, a tecnologia 4K acaba trazendo mais qualidade, brilho e nitidez comparada aos modelos mais convencionais. Por fim, a lógica é a mesma vista nas câmeras. Isso porque a quantidade de megapixels desses dispositivos define a qualidade das fotografias tiradas.

A tecnologia 8K

Depois da tecnologia 4K, vem aí a resolução de televisão 8K. Isto é, modelos que serão um novo passo na evolução dos televisores. Entretanto, a tecnologia em questão tende a não ser muito acessível, e os modelos Full HD e UHD continuam sendo os mais populares entre os consumidores.

Vantagens

Como citado, o alto ponto de vantagem da resolução 4K é a qualidade de imagem apresentada. Assim, seu conteúdo é oferecido com muito mais detalhes e uma maior definição. Apresentando grandes inovações, o novo padrão também vem recebendo mais atenção e cuidado dos fabricantes durante o desenvolvimento. Ou seja, a tendência é que as empresas passem a investir cada vez mais em resoluções acima de 4K.

Além desses pontos, há também o acesso a tecnologias indisponíveis para outros modelos. Por exemplo, o HDR e Dolby Vision são técnicas que aprimoram ainda mais a qualidade de imagem ao melhorar também os níveis de cor, contraste e brilho dos aparelhos.

Por fim, vale ressaltar que outras tecnologias também utilizarão esse padrão de resolução, como os displays OLED.

Desvantagens

Mesmo que o padrão 4K apresente diversas vantagens, ainda existem alguns pontos negativos. Por exemplo, o valor desses modelos acaba sendo pouco acessível. Isso porque a tecnologia é muito cara e reflete no preço final dos televisores. Como resultado, uma televisão desse padrão pode custar até 50% a mais que uma TV Full HD.

Outro ponto negativo é a baixa oferta de conteúdo compatível com essa tecnologia, já que há poucos locais onde a TV 4K pode ser completamente aproveitada. Contudo, esse problema deve desaparecer logo, devido aos rápidos avanços tecnológicos.

Se você é um usuário assíduo das plataformas de streaming, essa desvantagem pode te desagradar. As principais plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video, YouTube e GloboPlay, já disponibilizaram um catálogo em 4K. Entretanto, a quantidade de conteúdo disponibilizado ainda é baixa quando comparada à quantidade de filmes, séries e outras produções disponíveis em Full HD.

Além disso, no caso de TV aberta, não há programas ou canais disponíveis integralmente em 4K, dificultando a experiência completa do usuário.

No caso dos gamers, é necessário trocar seu console convencional por um dos modelos de última geração. Só assim é possível aproveitar o padrão de resolução, aliado de boa conexão com a internet.

Dessa maneira, é válido avaliar suas necessidades em relação ao aparelho, considerando as vantagens e desvantagens do padrão de resolução antes de tomar sua decisão final. Pesquise também sobre outros modelos que podem trazer benefícios para o seu dia a dia.

E por falar em vantagens, contate um de nossos canais para assinar seu plano de TV Claro e garantir todos nossos benefícios de cliente!

Se interessou pela nova tecnologia? Então fique por aqui e assine seu Plano Claro! Como dito acima, a resolução 4K acaba, em muitos casos, precisando de uma boa conexão com a internet para ser aproveitada totalmente. E isso você consegue facilmente por aqui! Só na Claro você encontra explicações como essa, dicas sobre seus temas favoritos e a melhor conexão de internet do mercado.

Vem para Claro, preencha o formulário nós ligamos para você!