Kezia Nascimento

O fim da era dos telefones públicos 

Se por um lado novas tecnologias aparecem, por outro, vemos algumas coisas que faziam parte do nosso dia a dia entrarem em declínio, e, por fim, em desuso. Esse é o caso dos telefones públicos. Quantos desse você consegue contar no seu bairro e na cidade onde mora? Pois é! Difícil, não? É justamente sobre o fim dessa era que nós da Claro viemos falar hoje.  

Com tantas evoluções e novidades constantes no mundo da telefonia, é de se esperar que dispositivos se tornem ultrapassados de tempos em tempos, certo? Os chamados “orelhões” que fizeram parte da vida de muitos brasileiros talvez sejam um desses e não durem mais muito tempo. Em alguns lugares do mundo, as cabines vêm sendo desligadas, enquanto as redes Wi-Fi crescem cada vez mais. Vamos conversar mais sobre o assunto? Continue lendo nosso artigo! 

Vá direto ao ponto: 

telefone público
Entenda mais sobre como a telefonia mudou as estruturas da comunicação urbana

Nova Iorque desliga a sua última cabine telefônica 

No dia 23 de maio de 2022, Nova Iorque deu adeus à sua última cabine telefônica. Ela, durante anos, foi um ponto marcado na esquina da Sétima Avenida com a Rua 50, no centro da Big Apple. Neste ano, diante de jornalistas, autoridades municipais, e o subprefeito do bairro de Manhattan, todos se despediram do icônico telefone público de NYC.  

Os telefones públicos começaram a desaparecer a paisagem de NYC ainda nos anos 2000, com o “boom” dos celulares. Em 2010 o processo se acelerou ainda mais com a chegada dos celulares inteligentes, os famosos “smartphones”.  

5 anos depois, em 2015, Nova Iorque já estava acelerando a instalação de diversos terminais de LinkNYC que oferecem conexão Wi-Fi e chamadas locais de forma totalmente gratuita.  

Entretanto, a imprensa local, a título de curiosidade e, claro, para atrair turistas, divulgou que Manhattan ainda conservará quatro cabines telefônicas antigas. Elas estarão situadas no Upper West Side, na avenida West End, nas ruas 66, 90, 100 e 101. 

O Brasil e os telefones públicos 

Com certeza você deve se lembrar dos orelhões e das filas enormes que se faziam para conseguir uma ligação. Às vezes o cartão não funcionava, não dava para falar sobre todo e qualquer assunto porque a privacidade era impossível, entre muitos outros problemas. 

A verdade é que o Brasil atingiu o ápice dos telefones públicos no ano de 2001. Na época, a quantidade de orelhões chegou a 1,38 milhão espalhado por todo o país. Entretanto, atualmente, esse número caiu em mais de 86%.  

Muito provavelmente, você já andou pela sua cidade com a sensação de que os telefones públicos simplesmente desapareceram. Tudo isso é resultado das mudanças na forma como nos comunicamos, afinal, o setor de telefonia passou por uma total revolução.

Mas, não é nenhuma surpresa que, com a chegada dos smartphones, as pessoas passaram a preferir as ligações e chamadas realizadas através dos celulares inteligentes, não é? Afinal, nada melhor do que poder se conectar com o mundo inteiro diretamente do conforto da sua casa.  

Ainda existe telefone público no Brasil? 

Falamos sobre a sensação de andar pela cidade e ver que os telefones públicos desapareceram. Porém, na verdade, o Brasil ainda conserva um grande número de orelhões, isso porque algumas áreas do país ainda não contam com a disponibilidade de linhas residenciais.  

Segundo a Anatel, cerca de 62% dos orelhões que estão ativos ainda funcionam e recebem, pelo menos, duas chamadas por dia. Nem de longe é o mesmo fluxo do início dos anos 2000, mas mesmo assim eles ainda fazem parte da paisagem de muitas cidades brasileiras.  

Por outro lado, no ano de 2018, a Anatel publicou um decreto que isentava as empresas de telefonia do investimento em telefones públicos. Assim, elas poderiam se dedicar ao desenvolvimento do sinal 4G para que ele chegasse às áreas mais isoladas do país.  

Se você, por acaso, encontrar um telefone público por aí, ainda conseguirá usá-lo, mas não sabemos até quando a presença deles ainda será uma realidade no país.

Planos Claro 

Se você quer otimizar sua comunicação e está procurando uma internet móvel e residencial de qualidade, nós garantimos que podemos oferecer! 

Já pensou em ter um pacote que contemple telefonia e internet móvel, Wi-Fi em casa e tv por assinatura com o melhor da programação? Não? Então convidamos você a acessar, agora mesmo, o site oficial da Claro e conhecer todos os nossos planos e combos. 

São diversas opções de qualidade e variedade para você escolher sem precisar ficar no vermelho ao final do mês. Além disso, você poderá aproveitar todo o catálogo do NOW, o nosso serviço de streaming para clientes Claro. 

São muitos benefícios em ser um cliente Claro, não é? Então não perca mais tempo e fale com um de nossos atendentes. Todos eles estão aguardando a sua ligação para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher o melhor plano para o seu perfil.  

Vem pra Claro! Estamos esperando por você!  

A gente entra em contato com você!