Karol Senarese

Cresce o número de usuários de internet móvel no Brasil: entenda o que leva a isso!

Uma pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, indicou que houve um significativo aumento de usuário de internet móvel no Brasil. Nos últimos anos, as taxas se multiplicam, tendo um crescimento mínimo de 3% de um ano para outro.

Essa popularização da internet móvel corresponde ao comportamento dos brasileiros, que estão se tornando mais adeptos da conexão em dispositivos móveis. Mas, além disso, ela também reflete outros motivos, que justificam esse crescimento. Quer saber quais são eles? Então, acompanhe a leitura e entenda porque, hoje, há mais pessoas acessando a internet pelos celulares.

Jovem lendo quadrinhos no celular

Quantos são os usuários de internet móvel hoje?

Além da pesquisa realizada pela Anatel, em relação ao interesse dos brasileiros pela conexão móvel, a Comscore, uma empresa de análises americana, validou essa informação. Além da grande adesão de usuários de internet móvel, que ultrapassam as 7 milhões de conexões, eles também conseguiram avaliar que o acesso via dispositivos, como smartphones e tablets, ocupam cerca de 91% do tempo.

Isso significa que, na maior parte do tempo em que a pessoa está conectada à internet, ela faz a navegação via celular ou tablet. Esse é um número expressivo e que demonstra como o brasileiro aderiu a esse modelo de conexão. Inclusive, dá para ter uma noção muito clara sobre o que ocasionou esse aumento.

Por que houve um aumento na conexão de internet móvel?

O número de usuários de internet móvel realmente aumentou, principalmente quando comparamos aos anos anteriores. E, nesse sentido, a pandemia de Covid-19, que foi uma das maiores causadoras da expansão do segmento das telecomunicações, também contribuiu para que o crescimento dos acessos via dispositivos móveis se consolidasse.

Mas, esse não é o único motivo. Essencialmente, podemos determinar que a pandemia foi um start, mas o interesse pela conexão móvel também pode se relacionar com outros fatores. Veja quais são eles e como impactam no crescimento dos acessos via dispositivos mobile.

Maior necessidade de contato

A pandemia, em si, não tem nada a ver com o interesse pela conexão móvel. O que ela impulsionou, é que justifica a relação, que foi o isolamento social. Quem se manteve isolado de familiares e amigos, teve maior necessidade de manter o contato virtual, fosse pelas redes sociais ou pelos apps de mensagem.

Inclusive, muitos brasileiros aderiram a esse meio de contato inclusive para trabalhar e estudar. Dessa forma, o contato físico foi substituído pelo virtual. E, com a possibilidade de falar e ver as pessoas pelo celular ou tablet, o interesse pela mobilidade se somou aos outros pontos positivos que essa conexão possui, os quais trataremos durante o conteúdo.

Preços mais acessíveis

Diretamente relacionado ao aumento do número de usuários de internet móvel, está a acessibilidade em relação aos custos desse tipo de conexão. Hoje, é possível contratar planos de internet para dispositivos por R$29,90 mensais, um valor que é bastante democrático e acaba abrangendo grande parte da população.

Além disso, juntamente com a internet, muitas empresas, como a Claro, oferecem os combos, que tornam a relação custo-benefício da contratação ainda mais vantajosa. Dessa forma, multiplicam-se os associados às empresas, o que vai justificar o aumento no número de acessos via dispositivos móveis.

Planos personalizados

Outro motivo que justifica o crescimento do número de usuários de internet móvel, está a possibilidade de personalizar planos de telefonia. Esse, inclusive, foi um diferencial que empresas como a Claro propuseram aos seus novos clientes, para que eles pudessem ter um plano que atendesse às suas necessidades de maneira inteligente.

Essa alternativa fez com que muitas pessoas tivessem a possibilidade de escolher um plano que coubesse em seus bolsos e que lhes trouxessem vantagens agregadas. Isso porque, muitas vezes os planos personalizados contam com cortesias, que acabam tornando a contratação ainda mais assertiva.

Mais entretenimento via smartphone

Se tem algo que faz com que a conexão via dispositivo móvel seja ainda mais apreciada, é a possibilidade de poder se entreter por esse canal. A pesquisa da Comscore, que citamos anteriormente, identifica que muito do aumento dos usuários de internet móvel se justifica pela grande adesão e presença dos brasileiros nas redes sociais. YouTube, TikTok, Instagram e Facebook são grandes responsáveis pelo aumento de acessos por esses dispositivos.

Mas, não são os únicos. Juntamente com eles, ainda podemos citar os streamings, que são outros serviços que também caíram no gosto dos brasileiros. Tanto, que algumas empresas de telefonia já oferecem o acesso aos streamings como uma cortesia pela associação, justamente para estimular mais assinaturas. Na pesquisa citada, foi demonstrado que os brasileiros consomem muito mais entretenimento online pelos dispositivos móveis.

Internet no celular é mais barata que internet fixa

Por fim, um último motivo que pode justificar o aumento do número de usuários de internet móvel no Brasil, é justamente o seu preço. Mas, indo além da acessibilidade que os valores promovem, o qual já citamos anteriormente, é a questão do custo-benefício, em si.

Os planos de internet móvel são mais baratos que os planos de internet fixa, de modo geral. Para as pessoas que não possuem a oportunidade de fazer uma instalação de rede de internet nas casas, seja por quaisquer motivos, a alternativa da internet móvel surge como uma solução para a questão.

Associado a isso, os planos de internet móvel mais robustos, com disponibilidade para mais membros, também geram vantagens financeiras na associação. E, para finalizar, ainda podemos justificar, novamente, a pandemia como causadora desse aumento, mas nesse sentido que estamos citando agora.

Como as pessoas passaram mais tempo conectadas, com a retomada das saídas e a redução do isolamento social, elas sentiram a necessidade de manter o entretenimento e a conexão que lhes foram úteis durante o período de confinamento. Sendo assim, continuaram com as assinaturas dos planos de dados móveis.

Vem para Claro, preencha o formulário nós ligamos para você!

Qual a previsão para os próximos anos?

A expectativa para os próximos anos é que o número de usuários de internet móvel se mantenha em crescimento. Com o surgimento de mais ofertas e preços cada vez mais acessíveis, vai fazer com que as pessoas encontrem opções de conexão compatíveis com o seu interesse e com a sua capacidade financeira.

Sendo assim, podemos esperar que esse grande número de adesões vai proporcionar vantagens significativas para todas as pessoas que utilizam a internet pelos dispositivos móveis, tanto no preço dos planos, quanto nos benefícios que eles poderão associar.