Mariana Castro

Conexão 5G: Como saber se consigo acessar?

Você com certeza já ouviu falar sobre o 5G, certo? A nova geração de banda larga e internet móvel é o novo assunto do momento. Em primeiro lugar, o foco da sequência do 4G é ampliar a conectividade, a eficiência e a integração entre pessoas e dispositivos. Contudo, nem todos os aparelhos conseguem acessar o novo padrão de internet. Afinal, como saber se o seu notebook suporta a conexão 5G?

Para responder essa pergunta, nós, da Claro, preparamos esse texto para você. Agora não existirão mais dúvidas sobre as funcionalidades e as possibilidades do 5G! Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

Acompanhe pelos tópicos:

Notebook com conexão 5G
Notebook com conexão 5G

Como saber se consigo usar meu notebook para acessar a conexão 5G

Antes de mais nada, a forma mais simples de conferir se seu notebook consegue acessar a conexão 5G é constatando se o Wi-Fi reconhece a conexão. Caso sim, pode relaxar e começar a conhecer, por contra própria, um pouco mais sobre essa nova era de velocidade e integração. Porém, se seu computador não reconhece o sinal 5G, é o momento de investigarmos de outras maneiras.

Placa de rede

Para descobrir se seu notebook opera em 5G pela placa de rede, siga o simples passo a passo que mostraremos para você:

  1. Primeiramente, entre no “Gerenciador de dispositivos” de sua máquina.
  2. Em seguida, procure as informações do modelo de rede e da marca em “Adaptadores de rede”.
  3. Pronto! Aqui você deverá encontrar a informação que procura.

Prompt de comando ou Terminal

Outra forma para pesquisar mais informações sobre a conexão 5G em seu computador é por meio do Prompt de comando.

  1. Existem muitas formas de acessar o aplicativo para comandos e uma delas, por exemplo, é pesquisando por “cdm” ou “sdm.exe” na máquina. Em computadores com sistema Windows é possível acessar o Prompt apertando simultaneamente a tecla Windows + R.
  2. Em seguida, já como administrador, digite “netsh wlan show drivers”
  3. Os padrões existentes na opção “Tipos de rádio com suporte” indicarão se seu notebook suportará a conexão. (numerações 802.11a, 802.11n, 802.11ac e 802.11n geralmente não apresentam problemas para processar a frequência).

Contato com o fabricante

Talvez seja essa a forma mais simples de checar as definições do seu computador. Entrar em contato com a fabricante não pode deixar de ser considerada uma opção. Além disso, é possível encontrar informações adicionais e dados específicos do funcionamento de sua máquina por meio desse contato.

Quais as principais mudanças que acompanham o 5G

A grande diferença entre o 5G e sua antecessora, a conexão 4G, é o foco em velocidade e integração de dispositivos. Afinal, o 5G promete ser de 10 a 20 vezes mais veloz que o padrão anterior.

 Em outras palavras, além de prometer um consumo mais baixo, a aceleração da conexão permitirá com que mais aparelhos se comuniquem e se complementem, facilitando nossa rotina.

Ademais, isso não é previsto apenas para a área de tecnologia, entretenimento e telefonia. Com o 5G podemos ter várias mudanças, como nas áreas de planejamento e segurança urbana, ecologia, medicina, entre outras. Afinal, robôs como apoio em microcirurgias, carros autônomos e novas formas de produção energética já são uma realidade, não é mesmo?

A grande aposta é que a conexão 5G nos deixará um passo mais próximos do futuro, com uma variedade sem precedentes de possibilidades e interações.

5G Claro, a pioneira rede comercial do Brasil

Por fim, precisamos destacar: nós, da Claro, estamos sempre procurando novas formas de oferecer tecnologia de ponta e qualidade para nossos clientes. Temos muito orgulho por termos sido pioneiros na conexão 5G e esperamos, cada vez mais, ampliar nossa rede para que outras localidades possam receber a frequência. Um Brasil cada vez mais conectado é o nosso objetivo.

Para conhecer mais sobre os nossos planos, promoções e possibilidades, entre em contato com a gente. Sem dúvidas, temos as melhores opções para você!

Para conhecer ainda mais sobre o 5G, acesse nossa matéria sobre os celulares que já são compatíveis com a tecnologia.