Renan Biazon

Como a telefonia mudou ao longo dos anos

Um dos setores mais importantes da nossa sociedade é o das telecomunicações. Ele está atrelado com todo o desenvolvimento da comunicação humana, e descreve todos os contatos feitos remotamente. Desde o surgimento da telefonia, um dos segmentos mais importantes da área, podemos verificar uma constante evolução, que acompanha a tecnologia.

Hoje, temos na palma de nossas mãos, dispositivos que podem se conectar com o mundo todo em questão de segundos. Mas, você se lembra como era no passado? O que era preciso para fazer uma simples ligação? Se lembra das mensagens de texto? A Claro preparou esse texto para te mostrar um pouco a evolução da telefonia ao longo dos anos.

Navegue através dos tópicos que criamos:

Chip M2M da Claro

As mudanças na telefonia

A telefonia tornou as comunicações entre as pessoas cada vez mais fáceis e dinâmicas. Podemos dizer que o surgimento das tecnologias que a permitiram revolucionaram a nossa sociedade, de diversas formas.

O caminho que se inicia com os telefones fixos evolui constantemente, até chegarmos nos dias atuais, em que temos pequenos computadores, inteligentes, capazes de nos conectar de diversas formas. Anos atrás, se você descrevesse um smartphone para alguém, provavelmente seria desacreditado.

Vejamos então um pouco sobre como foi o processo de evolução e quais as principais mudanças na telefonia.

Poucas pessoas tinham uma linha telefônica

Nesse tópico, voltamos no tempo para antes mesmo do surgimento dos telefones celulares. Quando se iniciou a comercialização de telefones fixos, ter uma linha que possibilitava a realização de chamadas era praticamente um luxo. Os aparelhos em si eram caros, e o custo mensal para manter as linhas era ainda menos acessível. Portanto, apenas pessoas com uma renda consideravelmente alta tinham um telefone em casa.

Ter uma linha telefônica se tornou cada vez mais acessível com o passar do tempo. Hoje, diversos planos telefônicos possuem valores relativamente baixos, podendo ser assinados por muitas pessoas.

Os celulares também eram raridade

Os celulares, telefones móveis, surgiram e já prometiam desde o início revolucionar a telefonia. A ideia de ter um telefone, como o de casa, mas portátil, era extremamente revolucionária. Todavia, assim como ocorreu com os aparelhos fixos, os celulares surgiram com um custo consideravelmente elevado.

Tanto os dispositivos quando os planos de celular eram muito caros no início da tecnologia, portanto, se tornavam também um artigo de luxo. É bem verdade que os dispositivos mais tecnológicos ainda tem um custo elevado hoje em dia, porém, há aparelhos em todas as faixas de preço. Quanto aos planos de celular, esses se tornaram muito mais acessíveis, com valores que cabem no bolso dos consumidores.

A evolução das conexões nos celulares

Mesmo após o início na redução dos custos dos aparelhos celulares e dos planos, ainda tínhamos algumas dificuldades verificadas nas conexões. Iniciando pelas ligações, que eram as únicas possíveis durante um tempo. Realizar chamadas de um celular era extremamente caro e a comunicação era difícil. Portanto, mesmo quando um bom número de pessoas já possuía um aparelho, o custo para realizar chamadas era alto e a qualidade das ligações baixa.

Avançamos um pouco mais no tempo e chegamos na era da internet móvel. Quando se tornou possível acessar as redes pelos celulares, o custo era extremamente elevado e as conexões limitadíssimas. A internet, além de cara, era lenta e as possibilidades eram mínimas.

O tempo passou e todas as formas de conexão pelo celular evoluíram constantemente. As ligações se tornaram cada vez melhores e mais acessíveis. A internet passou pelo 3G, chegou no atual 4G e já apresenta perspectivas de evoluir para o 5G. Tudo evoluiu em qualidade ao mesmo tempo que ficou mais barato. Hoje, é difícil ver alguém que não tenha um smartphone com acesso a rede na palma da mão, assim como a possibilidade de realizar chamadas.

Não havia portabilidade

Outro ponto que exemplifica bem a evolução da telefonia é o surgimento da portabilidade. Antes, um chip era atrelado a uma operadora especifica e era impossível mudar isso. Cada chip tinha um número, que seria sempre exclusivo de determinada empresa.

Hoje, temos a portabilidade, que permite alterar a sua provedora de serviços sem alterar o seu número de contato. Com certeza, é uma das evoluções mais marcantes e importantes no setor de telecom.

A evolução das mensagens

Hoje, ao pensar em mandar uma mensagem, automaticamente pensamos em aplicativos como o WhatsApp. Porém, essa tecnologia surgiu em 2009 e se tornou popular no brasil anos depois, por volta de 2014.

Anteriormente, se você desejava enviar uma mensagem para alguém, precisava utilizar o SMS. Esse recurso também passou por evoluções, quando surgiu, tinha um custo alto e uma eficiência baixa. Com o passar do tempo, ficou melhor e mais acessível. Hoje, o SMS está praticamente abandonado e praticamente todo mundo utiliza o WhatsApp.

Além de mensagens, é possível enviar áudios, vídeos, GIFs, figurinhas, documentos e diversos outros recursos que tornam a comunicação mais dinâmica. Além das tradicionais mensagens, os aplicativos também permitem a realização de chamadas, de voz e vídeo, via internet.

Podemos dizer que vivemos o ápice da comunicação e que esses recursos são fundamentais para facilitar nossas vidas.

O que o futuro reserva

Sem dúvidas, já podemos verificar importantes mudanças, causadas pelos avanços tecnológicos no setor das telecomunicações. Todavia, a tecnologia não para e futuro provavelmente nos reserva ainda mais revoluções.

Uma das principais, que devemos verificar ainda esse ano, é a chegada do 5G no Brasil. A quinta geração de redes móveis prevê mudanças logo que chegar no país e outras a medida em que se desenvolver. De início, devemos verificar um aumento considerável na velocidade e na estabilidade das conexões com a internet via celular. A facilidade entre conectar aparelhos diversos também deve surgir logo de cara.

Porém, a evolução não deve parar no surgimento e no desenvolvimento do 5G, já temos estudos para uma próxima geração, o 6G. Tudo ainda é muito teórico, mas nos deixa evidente que a tecnologia não para de evoluir.

A Claro é sua aliada

Para concluirmos, reforçamos que a Claro será sempre sua aliada na evolução constante das tecnologias de telecomunicação. Sempre foi assim, afinal, fomos pioneiros na chegada do 3G e do 4G no Brasil. Esse cenário já está se repetindo com o 5G, uma vez que nos preparamos cada vez mais para receber e fornecer a tecnologia aos nossos clientes.

Portanto, se você ainda não é um cliente Claro, entre em contato conosco e conheça nossos diversos planos hoje mesmo. Oferecemos telefonia, internet e TV da melhor qualidade para você. Nos consolidamos como uma das maiores operadores do país, sendo assim, nossa cobertura é ampla em todo o território nacional.