Joyce da Silva

A ascensão do home office e do trabalho híbrido

A procura e o oferecimento de vagas no modelo home office e híbrido vem aumentando nos últimos anos. Esses modelos existem a bastante tempo, porém, com a chegada da pandemia, houve uma maior adesão de empresas e funcionários a essa modalidade. 

Você tem dúvidas sobre o home office ou pretende trabalhar dessa forma? Veja abaixo como cada um deles funciona e os principais benefícios e desvantagens desses modelos de trabalho. 

Vá direto ao ponto:

Jovem em home office
Jovem em home office

Como funciona o home office? 

O termo Home Office significa escritório em casa e possibilita que o profissional realize as suas atividades de trabalho do local que se sinta mais confortável. Por isso, vale a pena investir em um local adequado para trabalhar, como a sala ou um quarto, sem incômodos, para ter um rendimento maior.

Mesmo com a implementação dessa modalidade de trabalho, que não surgiu hoje, sendo implentada em muitas empresas de maneira turbulenta, foi muito bem vista pelos trabalhadores. A adaptação dos funcionários foi tão satisfatória que 78% deles tem intenção de continuar trabalhando dessa forma mesmo após a pandemia.

Em pesquisa realizada pelo Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School em 2021, mostrou que 58% dos profissionais se sentem mais produtivos em relação ao período trabalhado na empresa.

Com um crescimento de mais de 300% em 2020, as vagas nesse modelo de trabalho estão sendo as mais disputadas no momento. E tendem a continuar crescendo, segundo o especialista em inteligência de negócios, Rafael Urbano.

O home office oferece vantagens e desvantagens para empresa e funcionários. Se você tem interesse em trabalhar nesse modelo, precisa conhecer alguns deles. Pensando nisso, preparamos essa lista para mostrar por diferentes ângulos: 

Vem para Claro, preencha o formulário nós ligamos para você!

Vantagens do home office para os trabalhadores

  • Redução de gastos: esse é um dos principais benefícios do home office. Os trabalhadores conseguem economizar gastos com transporte, privado ou publico, e alimentação;
  • Maior tempo disponível: trabalhar de casa pode proporcionar um maior proveito do dia a dia já que horas que eram gastas anteriormente com deslocamento agora estão livres e podem ser usadas da melhor forma; 
  • Flexibilidade: no home office é possível ter uma maior flexibilidade na escala de trabalho, e isso pode ser benéfico para empresas e funcionários.  
  • Liberdade para trabalhar: o funcionário tem uma liberdade maior para viajar, visitar família e amigos, afinal ele não precisa estar na empresa para trabalhar.

Vantagens do home office para as empresas:

  • Aumento da produtividade: com uma quantidade menor de interrupções durante o período de trabalho, o funcionário consegue trabalhar de forma contínua, aumentando a produção;
  • Contratação de especialistas: como a distância não é um problema nessa modalidade, a empresa consegue contratar diversos profissionais talentosos de forma mais simples;
  • Economia: com os funcionários trabalhando de forma remota, as empresas conseguem ter uma grande redução de custos, especialmente na manutenção do prédio.

Desvantagens do home office

  • Falta de infraestrutura: em alguns casos, os funcionários não recebem da empresa as ferramentas necessárias para trabalhar da melhor maneira, como o fornecimento de cadeiras ergonômicas, por exemplo;
  • Trabalho excessivo: por ter o local de trabalho próximo, muitas das vezes o funcionário não consegue fazer a separação da vida profissional e social. Por isso, é importante que ocorram conversas com os gestores para evitar grandes cargas de trabalhos. Assim diminui a possibilidade de problemas de saúde;
  • Distrações: durante o home office muitas coisas podem gerar distrações, como televisão, música, ou até mesmo os animais de estimação. Por isso, procure um ambiente reservado para que não perca o foco;
  • Solidão: especialmente para aqueles que moram sozinhos. Apesar de manter contato com outros profissionais virtualmente, a sensação de solidão pode impactar na produtividade. Por isso, procure conversas com os colegas sobre assuntos não relacionados ao trabalho. Outra dica que pode ajudar é mudar o local de trabalho, indo até centros culturais ou coworkings, assim você poderá conversas com outras pessoas.

Como funciona o trabalho hibrido? 

Outro modelo de trabalho que vem ganhando força é o trabalho híbrido. Ele é identificado pela autonomia dos funcionários em escolherem a melhor forma de trabalharem, vem ganhado força nos últimos tempos. Nesse modelo de trabalho os profissionais conseguem escolher onde preferem fazer suas tarefas, nas dependências da empresa, home office ou em coworkings, escritórios flexíveis.

O impacto da pandemia

Devido à pandemia, diversas empresas adotaram esse modelo de trabalho e muitas delas pretendem continuar dessa forma mesmo após o fim da pandemia. 

Em 2020, a procura por trabalhos no modelo home office cresceu mais de 300%, revela uma pesquisa feita pelo Vagas.com, empresa com soluções tecnológicas de recrutamento e seleção. Segundo a pesquisa, o número de vagas aumentou de 594 para 2.428 em dois anos. 

De acordo com Rafael Urbano, especialista em Inteligência de Negócios da Vagas.com, os setores que mais fornecem posições para esse regime de trabalho são:

  • Tecnologia (41%);
  • Finanças (11%);
  • Consultoria e Gestão Empresarial (10%); 
  • Seguros (8%);
  • Telecom (7%)

Acima você pode ver um panorama geral de diversos pontos relacionados ao home office, que até o momento, não possui leis próprias de trabalho, embora existam várias e trâmite em Brasília.

Sendo você um profissional home office ou presencial, precisa ter acesso à internet de qualidade e com segurança, principalmente quando a volta ao trabalho é incerta. Além disso, se decidir por ser um profissional fora dos escritórios, pode se tornar um nômade digital, para isso, você precisa que seu celular e notebook não te deixem na mão. Por isso, você precisa conhecer os planos da Claro e escolher o seu.

De qualquer maneira, o número de ocupações nessas modalidades tente a crescer nos próximos anos e a evolução da tecnologia deve colaborar com esse crescimento. Muito disso proporcionado pelos benefícios e a liberdade que oferece aos trabalhadores.

Mas, qual a sua opinião sobre ele? É um dos que está ansioso para voltar ao escritório ou prefere manter a liberdade e cumprir suas obrigações de qualquer lugar?