Karol Senarese

7 inovações que vão transformar os celulares!

Que os smartphones já são ferramentas essenciais ao nosso cotidiano, nós sabemos. Mas, o setor não está parado, muito pelo contrário: prepare-se para ainda mais inovações nos celulares nos próximos anos. Afinal, com os investimentos cada vez maiores no setor de tecnologia, podemos esperar por mudanças significativas no uso e na experiência que esses dispositivos poderão nos proporcionar.

Quer saber quais são elas? Nós, da Claro, pesquisamos e já temos 7 previsões super inovadoras envolvendo os smartphones. Esqueça tudo aquilo que você conhece atualmente e prepare-se: o futuro da tecnologia de celulares será incrível!

Inovação: carregamento de celular através de energia limpa
Inovação: carregamento de celular através de energia limpa

Celular do futuro: as inovações que poderão transformar a maneira como lidamos com ele

De acordo com uma pesquisa da FGV, há mais de 230 milhões de smartphones em uso efetivo no Brasil. Hoje, somos cerca de 212 milhões de brasileiros. Ou seja: há mais aparelhos de celular do que pessoas, em território nacional.

Isso significa que, por aqui, esses aparelhos são muito utilizados e requisitados. Um levantamento realizado pela empresa de consultoria AppAnnie descobriu que os brasileiros são aqueles que passam mais tempo usando os smartphones. Isso ocorre, principalmente, em redes sociais, como o WhatsApp, o Facebook, o Instagram e o Tik Tok, por exemplo.

Logo, somos um público que consome as tecnologias voltadas para esses aparelhos, e a previsão para o segmento é muito interessante. Serão inovações nos celulares, em seus hardwares, softwares e, também, na experiência que eles oferecerão aos usuários, tornando-se ainda mais fundamentais em nosso cotidiano.

Veja só quais são as 7 novidades que farão a diferença em seu dia a dia:

1- Os smartphones serão, cada vez mais, uma ferramenta de trabalho

Atualmente, os smartphones já ocupam uma posição muito importante em nossas rotinas de trabalho. São, essencialmente, ferramentas utilizadas para otimizar a nossa ação profissional. Pelos celulares nós conseguimos acessar sistemas, controlar e gerenciar atividades e, inclusive, realizar contatos virtuais com fornecedores e clientes.

A expectativa para os próximos anos é que essa tendência se consolide ainda mais. Parte das inovações nos celulares serão voltadas para torná-los ferramentas de trabalho ainda mais eficientes, quase “gadgets”, funcionando a favor das ações cotidianas.

Para tanto, podemos afirmar que o uso de planos de telefonia será ainda mais necessário. Afinal, ainda que tenham tantas funcionalidades, é importante lembrar que os celulares ainda manterão o seu funcionamento primordial: realizar chamadas e acessar a internet. Portanto, mais do que nunca, será necessário ter um plano de ligações e dados que atenda de forma satisfatória essa nova demanda.

2- Hardwares mais reforçados

Uma das inovações nos celulares que trará ainda mais benefícios aos seus usuários, será o reforço em seus hardwares. Dois exemplos que podemos citar serão as telas reforçadas, com tecnologias ainda mais poderosas para proteger contra danos e a capacidade de recuperação contra arranhões e riscos.

Uma das explicações para o motivo de ainda termos aparelhos tão frágeis, é, justamente, para incentivar a troca constante dessas peças. Porém, com a tecnologia se multiplicando diariamente, os smartphones se tornarão defasados com muito mais velocidade, estimulando as compras frequentes de outra maneira. Isso fará com que as empresas desenvolvedoras invistam mais em celulares de hardware forte, para tornar a compra mais “compensatória”.

3- Design “enrolável”

Já imaginou poder enrolar o seu smartphone como uma folha de papel e colocá-lo no bolso? Essa ideia já está sendo desenvolvida! A empresa TCL apresentou um protótipo de celular que expande a sua tela sem quebrar e, também, pode ser enrolado como se fosse um pergaminho. A experiência foi um sucesso e o interesse nesses smartphones, claramente cresceu em todo o mundo!

Atualmente, nós já temos celulares dobráveis, mas, daqui a alguns anos, os smartphones “enroláveis” poderão ser uma realidade comum. Na verdade, a expectativa é que o design seja desenvolvido para tornar a experiência de uso mais confortável e fluida. Dessa forma, a rigidez das peças será reduzida e, consequentemente, o risco de acidentes também.

4- Conectividade 6G?

O 5G ainda nem chegou no Brasil e o 6G já se apresenta como uma inovação nos celulares. Realmente, existe a previsão da substituição da rede ultrarrápida do 5G por uma que seja ainda mais eficiente. A empresa Huawei já está pesquisando sobre a implementação dessa tecnologia e desenvolvendo projetos de celulares que sejam compatíveis com ela.

E se será necessário trocar o seu smartphone para suportar a rede 5G, tenha a certeza de que isso também terá que ser feito quando o 6G dominar o mundo. Em compensação, a chegada dessa tecnologia vai permitir que as inovações citadas se instalem com ainda mais facilidade. Afinal, ela proporcionará um desempenho ainda mais eficiente aos aparelhos.

As operadoras de telefonia já estão se preparando para o 6G. Inclusive, fique atento às que estarão na vanguarda dessa situação, com a oferta de planos que ofereçam acesso à nova rede.

5- Mais potência nos chips e processadores

Até agora nós indicamos inovações nos celulares mais voltadas para o seu aspecto físico. No entanto, se a tecnologia tende a aumentar e se tornar ainda mais robusta, tenha em mente que isso vai se expandir aos softwares. E a potência será multiplicada!

A previsão é de que os processadores e chips dos smartphones ofereçam um desempenho extraordinário, comparável a qualquer tipo de computador de mesa. Eles serão mais velozes e contarão com chips de 5 nanômetros. Pequenos assim, será possível instalar muitos deles em um único aparelho. E quanto mais transistores, melhor para aumentar a capacidade do celular.

6- Novas alternativas de carregamento

Essa inovação nos celulares está diretamente ligada a uma tendência que vem se consolidando de modo geral no mundo: a preferência de uso de fontes de energia limpa. A expectativa é de que, em alguns anos, tenhamos diminuído consideravelmente o consumo de energia vinda de combustíveis fósseis, adotando alternativas sustentáveis, como a energia solar, por exemplo.

Pensando nisso, os smartphones já poderão vir adaptados para carregamento por meio dessas fontes. Inclusive, hoje, já temos pesquisas da Xiaomi sobre carregamento de baterias por meio da luz solar. Caso percebam que essa possibilidade é viável, a chance de captadores serem instalados nos celulares é bem grande.

7- Reforço da tecnologia VoIP

Por fim, a última das inovações nos celulares que podemos destacar, é o reforço da tecnologia VoIP. Ela se caracteriza pela realização de chamadas telefônicas via internet. São ligações digitais, mais estáveis, com maior qualidade e sem a menor interferência externa, como os ruídos e chiados.

Mas, para sustentar uma tecnologia desse porte, os planos de dados dos smartphones deverão ser ainda mais robustos. Por isso, fique atento à empresa da qual contrata esse serviço. Mais do que nunca elas precisarão prestar um bom atendimento.

Vale a pena se preparar para as inovações nos smartphones?

Se você é um apaixonado por tecnologia e gosta de saber mais sobre as inovações nos celulares, certamente nosso conteúdo te deixou bastante ansioso. Afinal, serão diversas novidades muito interessantes, que logo mais estarão fazendo parte de nosso dia a dia. E nós, da Claro, estamos de olho!

No entanto, como destacamos acima, será fundamental ter um plano de telefonia que te dê a oportunidade de usufruir de todas essas vantagens. Por isso, já é bom se planejar!

Conheça os planos da Claro e saiba como estamos nos preparando para te atender cada vez mais e melhor!